top of page

História

Fundado no final da década de1930, o grupo Irmãos Bastos Ltda era composto pelos sete irmãos: Felisbina Bastos Tellechea, Hilda Bastos Marsiaj, Antonio Martins Bastos, Telmo Martins Bastos, Francisco Martins Bastos, Ângelo Martins Bastos Filho e Luiz Martins Bastos, filhos de Ângelo Martins Bastos e Corinta Carvalho Bastos.

A sociedade organizou-se para explorar em

conjunto cinco estâncias:

Pai Passo, Santo Ângelo, Umbu, Palma e Camoati.

Durante muito tempo a parceria operou trazendo

grande desenvolvimento ao setor pecuário do Rio Grande do Sul. A sociedade terminou em 1962 e couberam ao Dr. Ângelo Martins Bastos Filho as terras correspondentes

à Cabanha Santo Ângelo, juntamente com os

planteis de bovinos Hereford e ovinos Merino Australiano e Ideal.

Nesta mesma época, a agricultura começou a fazer parte das atividades da estância com o cultivo de arroz.

Ângelo era Engenheiro Agrônomo formado pela UFRGS, casado com Elza Rosat Bastos e esteve no comando da cabanha até meados da década de 1980, tornando o estabelecimento uma referência na criação Cavalos Crioulos e bovinos Polled Hereford, Braford e ovinos da raça Ideal.

 

Ao falecer, em 1983, deixou a propriedade para seus sobrinhos (filhos de Luiz Martins Bastos) Jorge, Luiz Antonio, Carlos Alberto, Cristina e Paulo.

Após fazerem uma composição das áreas, a Cabanha Santo Ângelo passou a ser de domínio de Jorge, um dos fundadores da Associação Brasileira de Braford, iniciada em Uruguaiana. 

 

Jorge já possuía familiariadade com a área pois trabalhava com o tio desde o ano de 1973 no escritório administrativo da cabanha. 

bottom of page