04 de novembro de 2016

Matéria Portal do Agronegócio: Cabanha Santo Ângelo celebra 60 anos ininterruptos de remates

Tradicional oferta de Polled Hereford, Angus, Braford e Crioulos será

neste sábado, na sede da estância, em Barra do Quaraí (RS)

O mais antigo leilão de gado do Brasil em atividade promete movimentar a Fronteira Oeste gaúcha na tarde deste sábado, dia 05. É o 60º Remate Anual da Cabanha Santo Ângelo, do criador Jorge Martins Bastos, que abre as porteiras da estância, em Barra do Quaraí (RS), para celebrar com os amigos e clientes seis décadas de sucesso na comercialização de animais.

O remate festivo colocará em pista um total de 150 touros e 200 ventres das raças Polled Hereford, Angus e Braford, além de 30 equinos Crioulos. São parceiras na venda de bovinos a Agropecuária Santa Ana, de Miguel Augusto Barbará, a Estância São Miguel, do Condomínio Odair González, e a Estância Parayso, dos sucessores de Luiz Antônio Martins Bastos. Já os cavalos são ofertados por toda a família - descendentes de Luiz Martins Bastos, reconhecido como Criador Símbolo da raça Crioula.

De acordo com o leiloeiro Fábio Crespo, há quase três décadas responsável por conduzir o martelo na Santo Ângelo, a comercialização deste ano deve contar com a tradicional qualidade genética, aliada a um número superior de lotes à venda: 

 

- Será o maior leilão dos últimos tempos, com uma oferta à altura destes 60 anos de remates ininterruptos - garante Crespo.

No comando da estância desde 1983, Jorge Martins Bastos não esconde o orgulho de manter viva a trajetória emblemática do remate, iniciada em 1957, pela família. Para esta edição, o anfitrião espera novamente casa cheia:

- Nossa maior satisfação é receber os amigos ano após ano, e vê-los satisfeitos com os resultados da genética que produzimos. Nossos parceiros também abrilhantam o evento, trazendo o que há de melhor em seus rebanhos. Contamos com a presença de todos, para comemorarmos essa história que construímos juntos - ressalta Bastos.

Os negócios estarão a cargo de três empresas leiloeiras: Parceria Leilões, Tellechea & Bastos Leilões e Programa Leilões. O Canal Rural transmitirá as vendas a partir das 13h30min deste sábado, dia 05 de novembro, diretamente de Barra do Quaraí.

MAIS SOBRE O REMATE

A primeira edição do evento foi realizada na Estância Nazareth, em conjunto com as cabanhas São Bibiano, Paineiras e Camoati. Eram dois dias de comercialização, um dedicado aos bovinos e o outro aos ovinos. A partir de 1962, o remate passou a ser realizado na sede da Cabanha Santo Ângelo, na época capitaneada por Angelo Martins Bastos Filho. Desde a década de 1980, a comercialização de cavalos ao fim do remate também é tradição.

SOBRE A SANTO ÂNGELO

 

Situada na fronteira do Brasil com o Uruguai e Argentina, a Cabanha Santo Ângelo é um dos mais tradicionais criatórios da raça Polled Hereford no país. Desde sua fundação, no fim da década de 1930, já produzia com grande qualidade a raça Hereford. Foi a partir dos anos 1970 que começou a fazer o cruzamento do plantel com touros mochos, priorizando assim o Polled Hereford.

Hoje, com o slogan "A Moeda Forte da Pecuária", a Santo Ângelo coleciona títulos desde as antigas exposições do Menino Deus, em Porto Alegre. O titular já perdeu as contas de quantos campeonatos da Expointer foram conquistados. No ano de 2015, o criatório levou nada menos que o Grande Campeonato entre os machos e as fêmeas da raça Polled Hereford, na maior exposição agropecuária da América Latina.

DOCUMENTÁRIO ESPECIAL

As comemorações pelos 60 anos de remates da Cabanha Santo Ângelo tiveram início em setembro, com a exibição de um documentário especial nas redes sociais do criatório. Dividida em seis episódios, a produção resgata a saga da família Martins Bastos na pecuária, além da história do mais antigo remate do Brasil.

Os antigos eventos, os recordes de preço registrados, a tradição da família que se tornou referência na criação de bovinos, ovinos e equinos, com importações pioneiras e inúmeros campeonatos conquistados nas maiores exposições agropecuárias, são alguns dos temas abordados nos vídeos, disponíveis no Facebook, no Youtube e no site da Cabanha Santo Ângelo.

TEXTO: Estela Facchin

FOTO: Everton Souza Marita

Cabanha Santo Ângelo

Rua Sete de Setembro, 1851| Centro  | CEP: 97501-594 Uruguaiana/RS | Telefone: +55 (55) 3412 3091

  • Facebook - White Circle

© 2015. Criado por allpacas